sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Wicca - Instrumentos mágicos

Instrumentos mágicos

Aqui estão alguns dos instrumentos utilizados na Wicca.
Devem, contudo, lembrar-se que os instrumentos não são importantes, mas sim a intenção, a imaginação, a força do pensamento e a concentração para visualizar o objectivo do ritual ou encantamento.
Possuir todos estes instrumentos não é necessário para praticar magia. Se não pode tê-los então basta improvisar com o que tiver.

Athame: O athame é uma faca ritualistica com lâmina de fio duplo e cabo preto, que, tradicionalmente é gravado com símbolos mágicos e astrológicos. Representa o elemento Ar, simbolo da força da vida e é usado para traçar o Circulo, exorcizar o mal, controlar e banir os espíritos elementais e guardar e direccionar a energia durante o ritual.

Bolline: Punhal de cabo branco utilizado para colher ervas, cortá-las e esculpir e gravar símbolos nas velas e talismãs.

Varinha: Feita de um pedaço fino de árvore, apanhado do chão ou arrancado da árvore depois de pedida a sua permissão e de se oferecer um pouco de água ou fertilizante. Representa o elemento Fogo, símbolo de força, de vontade, e de poder mágico. Deve ter de comprimento a distância que vai do seu cotovelo até ao dedo indicador da sua mão dominante. É usada para invocar os elementais do Fogo, traçar o Circulo, desenhar símbolos mágicos no ar, direccionar a energia e mexer bebidas no caldeirão. Varinhas de freixo são usadas em ritos de cura, as de sabugueiro para consagração e exorcismos, as de acácia e aveleira para todos os tipos de magia branca. As de carvalho servem para magia druídica e solar. Em magias lunares para invocar a Deusa, magia de desejo e ritos de cura usamos varetas de salgueiro e sorveira.

Caldeirão: O caldeirão é um pequeno pode de ferro fundido ou cobre que combina simbolicamente os quatro elementos e que representa o ventre divino da Deusa Mãe. É utilizado para ferver poções, queimar incenso e guardar carvão, flores e outros elementos mágicos. É usado para a adivinhação, enchendo-o de água e utilizando-o como espelho mágico para olhar o passado ou o futuro.

Cálice: Feito de prata ou vidro, representa o ventre da Deusa Mãe e substitui o caldeirão. Representa o elemento Ar e é usado para oferecer vinho, leite ou água aos deuses e para simbolizar a união da Deusa com o Deus (introduzindo a ponta do athame ou da varinha)

Pentagrama: O pentagrama é um dos símbolos pagãos mais utilizados na Magia Cerimonial. A estrela de cinco pontas representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito. É um talismã muito benéfico e eficiente.

Espelho mágico: Pegue um espelho e unte-o com uma mistura de sal e limão. Aguarde uma noite de Lua Crescente e "aprisione-a" no espelho (reflectindo nele sua imagem). Seu espelho estará magnetizado, sempre que quiser peça para que a Luz, que agora mora dentro dele, ilumine seus caminhos. Usado para adivinhação.

Espada Cerimonial: A espada cerimonial representa o elemento Fogo e é o símbolo da força do bruxo. Em certas tradições wiccans, a espada cerimonial é usada no lugar do athame pela Alta Sacerdotisa do coven, para traçar ou apagar um círculo. A espada, como o athame, pode também ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direccionar a energia durante os rituais.

Vassoura: A vassoura é símbolo do magistério feminino e das forças purificadoras da natureza. Até hoje é costume "limpar" as energias negativas de uma casa varrendo-as para fora com uma vassoura desenhada com símbolos mágicos (pentagrama, círculo, taça, espada).

Buril: O buril é um ferro de gravar usado por muitos wiccans para marcar ritualisticamente nomes sagrados, números, runas e vários símbolos mágicos e astrológicos em seus punhais, espadas, sinos de latão do altar, joalharias metálicos e outras ferramentas da magia.

Livro das Sombras: O livro das sombras é o diário secreto no qual o bruxo registra seus encantamentos, invocações, rituais, sonhos, receitas de várias poções pessoais e outros assuntos. Um livro desse tipo pode ser mantido por um indivíduo em separado ou por todo um coven. Quando ocorre a morte do bruxo, o livro das sombras pode ser passado para seus filhos ou netos, mantido pela Alta Sacerdotisa e pelo Alto Sacerdote do coven (se o bruxo for membro de um deles no momento de sua morte) ou queimado para proteger os segredos da arte. Qualquer que seja a decisão tomada, ela naturalmente depende dos costumes daquela determinada tradição wiccan ou da vontade pessoal do bruxo. Pode ser comprado em lojas da especialidade ou feito pessoalmente. Um simples caderno de capa dura, decorado á sua vontade.

Sino: O sino de cristal ou de latão é frequentemente usado pelos bruxos para sinalizar o início e fechamento de um ritual ou Sabbat, para invocar um espírito ou deidade em particular e para despertar os membros do Coven que estão em meditação. Os sinos são tocados também em vários ritos funerários wiccans para abençoar a alma do bruxo que cruzou o reino dos mortos.

Chave mágica: Para fazer uma chave mágica recorra aos materiais que a Natureza oferece, como gravetos, folhas etc. Faça a chave mais bonita que puder. Com ela você será capaz de abrir todas as portas. Pendure-a na entrada do seu quarto; sempre que tiver um desejo profundo, pegue a chave sem sua mão e com sua imaginação abra a porta que esconde seus desejos.

Sem comentários: