sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Planetas - Mercúrio

MERCÚRIO

É o equipamento mental que cada um de nós recebe ao nascer.
Muita gente não sabe usar convenientemente os seus variados recursos.
Através deste equipamento, a pessoa vive a vida usando criativamente (inteligentemente) essa capacidade ou no caso contrário, negando essa possibilidade.
Mercúrio, é a nossa mente, como falamos, escrevemos, gesticulamos e como nos movimentamos., enfim, a nossa inteligência.
No sistema solar, onde estamos inseridos, mercúrio, é o planeta mais próximo do sol.
Na mitologia grega, fonte inesgotável de símbolos, e um das mais ricas interpretações sobre as raízes do comportamento humano, os deuses descrevem com enorme precisão, facetas de todos nós e as infindáveis possibilidades da mente humana.
Mercúrio era Hermes filho de Zeus e era um dos mais importantes no Panteão grego.
Mal acabou de nascer, diz a lenda, foi colocado no vão de um salgueiro, árvore sagrada, que representa a imortalidade e a fecundidade. Sendo muito precoce, libertou-se rapidamente das amarras e roubou dois animais do rebanho, guardado por seu irmão, Apolo.
Este, mais tarde, descobriu e foi ter com Zeus, seu pai, para que este agisse em conformidade. Hermes, foi ameaçado de perder os dons que possuía.
Foi obrigado a nunca mais mentir, porém, prometeu a si mesmo, a nunca revelar a verdade por inteiro. Para finalizar, a lenda conta que Hermes, era considerado o sábio, o inteligente, o próprio Lógos.
Lógos, palavra grega que significa palavra e razão.
“ Não há o que mude, não há quem mude, pois só há o mudar…no fundo da complexidade do Universo, existe uma simplicidade. Ela consiste, nas tendências opostas e complementares em que a mutação oscila. Actividade e repouso, movimento e inércia, ascensão e declínio, são os eternos e mesmos caminhos que a vida percorre…Fluindo, com esses dois paradigmas, evita-se o atrito, o conflito…” “ Livro -I ching”- prefácio

Sem comentários: